12 de dezembro de 2008

Caixa de Pandora




Não sei porquê, até sei mas não digo, hoje lembrei-me do Fernando Pessoa, e a primeira coisa que me veio à cabeça (segunda que a primeira foi a cirrose) foi como seria bom estar horas numa esplanada a escrever.
Existe algo de tranquilizante numa caneta a desenhar simbolos que são gritos ou caricias, na folha vazia que se vai enchendo de experiências, cheiros e sensações. Uma catarse inconsciente.
Esquecer a vida e inventar mil novas, deixar a dor escorrer para lindas folhas grossas que absorvem a sujidade da alma, deixar fluir na tinta o que a complexidade das mil pessoas que sou não deixa transparecer na simplicidade da uma pessoa que posso ser, dar vida aos sonhos e ar aos pesadelos.
Talvez por isso algumas pessoas nunca se encontrem verdadeiramente, por serem mais e não saberem ser menos.
Ocupar a solidão do individuo não é fácil mas, quando este engloba uma multitude de realidades, tantas quantos os diferentes pontos de vista permitem, quando há mil frases para serem ditas, mil ideias que não convergem (nem podem converger porque não pertencem ao mesmo) , então este isolamento do ser é extrapolado ao seu expoente máximo.
O que resulta disto é a máscara de uma figura plana, moldada pelo peso dos seres que o individuo tem de carregar e não consegue. Uma máscara de ferro que não pode ser tirada sob pena de expor o que atrás existe, o "eu", o "ser" que não pode ser, a hidra humana com ideias em vez de cabeças.
A caixa de pandora que não deve ser aberta.

4 comentários:

  1. O problema é resistir à abertura da caixa. Muitas são as provas e não abrir a caixa em prol de um algo nem smp é fácil...

    ResponderEliminar
  2. O dificil é resistir à abertura da caixa... Só na presença de um algo mt forte, podemos proseeguir sem abrir a caixa... Às vzs trata-se essencialmente de confiança... penso eu...

    ResponderEliminar
  3. "Muitas vezes é preciso mais coragem para ceder à tentação do que para lhe resistir" - Oscar Wilde

    E a confiança não é fácil...

    ResponderEliminar
  4. o wilde smp me pareceu um gajo q sabia o q dizer, :-)

    ResponderEliminar